quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ametista


A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome é do grego a, "não" e methuskein, "intoxicar", de acordo com a antiga crença de que esta pedra protegia seu dono da embriaguez.
A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregue na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra.
A ametista é composta por uma sobreposição irregular de lâminas alternadas de quartzo esquerdo e direito. Foi mostrado pelo que esta estrutura pode ser devida a estresses mecânicos. Em conseqüência desta formação compósita, a ametista pode se quebrar com uma fratura ondulada ou mostrar "impressões digitais" e a interseção de dois conjuntos de ondulações curvas podem produzir, numa superfície fraturada, um padrão parecido com o de um "motor rodando." Alguns mineralogistas, seguidores de Sir David Brewster, aplicam o nome de ametista a todos os quartzos que exibem esta estrutura, independentemente da sua cor.

Cuidado com a Ametista:
A ametista é uma pedra muito durável e por isso é uma ótima escolha para o uso diário. Deve-se apenas tomar o cuidado de retirar a joiaem atividades em que a pedra possa sofrer riscos. Tomando-se este cuidado a pedra estará sempre intacta.

Propriedades físicas:
Fórmula: Si O2 (silicato), D = 7 , Dr. = 2,6.
Encontra-se em drusas, gretas, raramente em jazidas aluvionares.
Localidades: Brasil, Uruguai, República de Madagascar, Urais, Sri-Lanka, França.
Analogias: Energia receptiva. Planeta: Júpiter, Netuno. Signo: Peixes, Sagitário. Elemento água. Chakra: coronário, frontal (terceiro olho), laríngeo. Tarô: A Temperança.
Sua cor violeta transforma energia negativa em positiva, desenvolve a espiritualidade e intuição, é usada para mentalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário