quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dicas de como cuidar das joias



- Evite o contato com produtos químicos; perfumes, cosméticos, iodo, cloro de piscina, produtos de limpeza.

- Não é aconselhável tomar banho com peças de ouro. O sabonete deixa uma fina película sobre a superfície dando-lhe a aparência opaca.
- O mercúrio é altamente prejudicial ao ouro. Dependendo da área de contato a recuperação não é possível. Cuidado quando usar o termômetro!!!

- É aconselhável guardar as jóias embrulhadas ou embaladas individualmente para que não se risquem. No caso de viagem as embalagens devem ser rígidas para que as peças não corram o risco de deformar.







Como cuidar e conservar peças em ouro:

- Pessoas que possuem elevado índice de ácido úrico ou estejam fazendo uso de algum medicamento especial podem escurecer peças em ouro.

- Uma peça poderá escurecer por outro motivo. Na confecção de uma jóia em ouro é utilizado um ácido que pode ficar retido em micro porosidades natural do metal, os resíduos desse ácido podem, com o tempo, provocar o seu escurecimento.

- Para limpeza utilize uma solução de água morna, sabão de coco diluído e uma colher de sopa de amoníaco (à venda em farmácias).
Mergulhe a peça por alguns minutos, enxágüe, seque com pano macio.
“ Indicado somente para jóias em ouro e ouro com diamantes, atenção para que não tenham pedras de cor ou esmaltes”.

Em caso de dúvida, encaminhe a peça para sua joalheria de confiança.







quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ametista


A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome é do grego a, "não" e methuskein, "intoxicar", de acordo com a antiga crença de que esta pedra protegia seu dono da embriaguez.
A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregue na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra.
A ametista é composta por uma sobreposição irregular de lâminas alternadas de quartzo esquerdo e direito. Foi mostrado pelo que esta estrutura pode ser devida a estresses mecânicos. Em conseqüência desta formação compósita, a ametista pode se quebrar com uma fratura ondulada ou mostrar "impressões digitais" e a interseção de dois conjuntos de ondulações curvas podem produzir, numa superfície fraturada, um padrão parecido com o de um "motor rodando." Alguns mineralogistas, seguidores de Sir David Brewster, aplicam o nome de ametista a todos os quartzos que exibem esta estrutura, independentemente da sua cor.

Cuidado com a Ametista:
A ametista é uma pedra muito durável e por isso é uma ótima escolha para o uso diário. Deve-se apenas tomar o cuidado de retirar a joiaem atividades em que a pedra possa sofrer riscos. Tomando-se este cuidado a pedra estará sempre intacta.

Propriedades físicas:
Fórmula: Si O2 (silicato), D = 7 , Dr. = 2,6.
Encontra-se em drusas, gretas, raramente em jazidas aluvionares.
Localidades: Brasil, Uruguai, República de Madagascar, Urais, Sri-Lanka, França.
Analogias: Energia receptiva. Planeta: Júpiter, Netuno. Signo: Peixes, Sagitário. Elemento água. Chakra: coronário, frontal (terceiro olho), laríngeo. Tarô: A Temperança.
Sua cor violeta transforma energia negativa em positiva, desenvolve a espiritualidade e intuição, é usada para mentalização.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ÁGUA-MARINHA


A água marinha é uma pedra preciosa de cor azul, podendo ter diversas tonalidades, desde o azul pálido, até ao azul forte, passando pelo azul-esverdeado. A sua coloração deve-se à presença de ferro.

É uma pedra da família do berilo, grupo ao qual também pertence à esmeralda. É chamada assim devido à sua lindíssima cor azul. Água marinha deriva do latim "acqua marinae" que quer dizer literalmente água do mar.
Esta pedra é conhecida como a “Pedra dos Marinheiros” e acredita-se proteger os viajantes. Para, além disto, também se acredita ter propriedades curativas, como por exemplo, curar as doenças dos olhos, curar doenças respiratórias e proporcionar tranquilidade. 







PROPRIEDADES FÍSICAS: 

A Água-marinha é a variedade de cor azul do Berilo. Como as demais variedades do Berilo apresentam-se em cristais prismáticos, quase sempre com terminação em forma de pirâmide.

Sistema cristalino: hexagonal. 

Dureza: 7,5 - 8 

Densidade: 2,68 - 2,74 

Clivagem: indistinta. 

Fratura: concóide. 

Cor: de verde a azul. 

Cor do traço: branco. 
 
Brilho: vítreo. 

Transparência: transparente e translúcida. 

Fluorescência: nenhuma. 

 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Safira



Safira é uma jóia muito bonita e pode ser de tipo de qualquer variedade de coríndon (é um mineral à base de óxido de alumínio), de qualidade gamológica que não seja de cor vermelha (a variedade vermelha do corindon é o rubi). Pode ser incolor (safira branca ou leucossafira), azul (devida, em parte, ao ferro), púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença de cobalto, cromo, titânio ou ferro. A safira azul, ao filtro de Chelsea, fica cinza a preta.
Quando a cor não é especificada, o termo safira refere-se à variedade azul. As safiras cor-de-rosa, amarelas, verdes, brancas e multi-coloridas são freqüentemente menos valorizadas do que a variedade azul de mesma qualidade e tamanho. No entanto, a safira cor-de-rosa/alaranjada, é altamente valiosa. Há também safiras que mudam de cor, apresentando uma cor azul sob a luz do sol e uma cor púrpura sob a luz artificial. Esta variedade de cores deve-se às impurezas na safira. A safira pura é transparente. Traços de ferro e titânio dão a coloração azulada.
Por tratamento térmico, a safira pode ficar tanto mais clara quanto mais escura. A amarela fica incolor e a violeta fica rósea. Usam-se temperaturas entre 1.500 °C e 1.800 °C, em forno elétrico, em ambiente com oxigênio ou não, e o processo demora de duas horas a três dias. Safiras praticamente incolores do Sri Lanka podem ficar bem azuis. Expostas a radiações, as safiras incolores ou róseas ficam alaranjadas. A incolor ou amarelo-clara, sob ação dos raios X, fica amarela, semelhante a alguns topázios.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tendência de jóia verão 2012


As jóias que prometem ser hit do verão 2012 pedem muitos volumes e tamanhos maxi. Dentre as tendências, entram em destaque acessórios grandes, como brincos, anéis e pulseiras de comprimentos longos.
As jóias da próxima temporada de calor surgem com intensa riqueza de detalhes e proposta maxi.Os acessórios da temporada de verão 2012 deixam em evidência bijuterias repletas de pedrarias, acabamentos metalizados, dourados, além de colares e pulseiras feitas de materiais enormes e pingentes amplos, estruturados em várias camadas e usados sobrepostos.




Para o verão, as jóias irão trazer cores claras e neutras, sem deixar de lado as cores que são a cara do verão, como às intensas e quentes, a mixagem de tons, e contraste entre as cores frias e quentes também ajudarão a compor esta tendência. Será possível encontrar peças com uma bela mistura entre metais de uma mesma peça. Jóias com franjas que se parecem com golas e dando impressão de fazerem parte da própria roupa, esta é a maior inovação para a próxima temporada.