Nome do diamante
O nome diamante vem do latim adamas e do grego adámas, que significa invencível, imbatível, indomável, e foi dada em referência a grande dureza do mineral.
• Química: C, Carbono elementar.
• Classe: Elemento Nativo
• Sub Classe: Não metálico.
• Grupo: Carbono.
• Usos: Como gema em joalheria e uso industrial como abrasivo.
As gemas são chamadas de as flores do reino mineral.
Tão coloridas como o arco-íris e brilhantes como cristais finos, as gemas têm captado há séculos a imaginação e o desejo dos homens e especialmente das mulheres. A posse de gemas tem sido objeto de lendas, conto de fadas, épicos e importantes filmes ao longo da história. Atualmente, muito mais gemas finas, têm sido disponibilizadas pra as pessoas comuns, do que em qualquer outro tempo da história.
O que faz uma pedra ser considerada uma gema?
Geralmente falando, uma gema é uma pedra, melhor dizendo um mineral que é bonito, raro e durável (resistente a abrasão, ao faturamento, a reação química etc.). Alguns minerais podem ser bastante bonitos, porém são bastante moles e são riscados facilmente, a exemplo da fluorita que é extremamente colorida e bonita, porém tem dureza 4 na escala de Moh, e tem 4 perfeitas direções de clivagem, o que torna esta gema uma raridade estranha quando lapidada. Outros minerais são tão comuns que são dados o status de 9 semipreciosos (exemplo as ágatas). A maioria das gemas tem boa dureza, ou seja, maior do que 5 na escala de Moh e um alto índice de refração (quanto mais alto o índice de refração maior o brilho). Todas as gemas têm seu grau de imperfeição, mesmo o mais perfeito dos diamantes, tem quatro direções de clivagem. A maioria das gemas são silicatos, que podem ser bastante estáveis. Umas poucas gemas são óxidos e apenas uma única gema, o diamante, é composta de um simples elemento o carbono. Existem também algumas gemas que não são verdadeiramente minerais e são chamadas de mineralóides, como a opala, o âmbar e a moldavita.
Características Físicas:
Cor: é variável - incolor, branco, rosa, amarelo, marrom, cinza, azul, vermelho, verde, etc. E ocorre em vários tons do pálido ao escuro.
Brilho: adamantino a ceroso.
Transparência: são transparentes a translúcidos nos cristais brutos.
Sistema Cristalino: isométrico.
Dureza: 10 na escala de Moh.
Densidade: 3,5
Clivagem: perfeita em quatro direções formando octaedros.
Fratura: conchoidal.
Traço: branco.