sexta-feira, 29 de julho de 2011

ESMERALDA

Seu nome deriva do grego “smaragdos”, que significa pedra verde, mas provavelmente a origem do nome seja persa ou hindu.
DESCOBERTA: As esmeraldas foram descobertas no Brasil em 1963. A partir de então o país vem produzindo mais esmeraldas do que qualquer outro e suas gemas são consideradas de altíssima qualidade. Os estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás são atualmente os maiores produtores.
LAPIDAÇÃO: Artesãos especializados na lapidação de esmeraldas podem ser encontrados principalmente no Brasil, Japão, na Índia, e em Israel. O trabalho demanda cuidados e habilidades especiais, em razão do alto valor da pedra bruta, e se faz muitas vezes em corte retangular conhecido como "Lapidação esmeralda".







Propriedades físicas:


Brilho: vítreo.


Clivagem: imperfeita em uma direção (basal).

Cores: 
Verde - esmeralda
Azul - água - marinha
Incolor - goshenita
Rósea - morganita
Amarela - heliodoro
Vermelho salmão - bixbita

Transparência: transparente a translúcido.
 
Dureza (Escala de Mohs): 7,5 a 8.


Densidade: 2,6 a 2,9.


Fratura: conchoidal.


Hábito: prismas hexagonais, comumente estriados.


Traço: branco.


Composição: silicato.


Sistema cristalino: hexagonal.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Pedra preciosa: Rubi

O rubi deve seu nome à sua cor vermelha (do latin: rubeus). Até 1800, tanto ele como a safira não eram conhecidos como pertencendo ao grupo do coríndon. Anteriormente, denominavam-se rubi também ao espinélio vermelho e a granada sendo que os três eram comumente chamados de carbúnculos.


Caractéristicas:

 O rubi é uma das pedras mais duras da natureza, perdendo apenas para o diamante. Hoje, com a ajuda da tecnologia que criou máquinas para este fim, qualquer pedra pode ser entalhada e os melhores entalhadores são os alemães. Antigos rubis esculpidos ou entalhados são bastante raros.


Rubis e safiras são irmãos siameses, gerados e nascidos juntos, a única coisa que os diferencia é a cor, rubis são vermelhos e safiras possuem todas as cores menos a cor vermelha.

Como se formam:
 Eles se formam do corundum, que é composto de alumínio e oxigênio. O corundum puro é incolor, como um diamante, são as impurezas que definem as cores das pedras.


Classificação do valor de um rubi:
O fator mais importante na classificação de valor de um rubi é a cor. Os melhores possuem uma coloração do mais puro vermelho, sem quaisquer traços de azul ou marrom. Outros fatores que influenciam o valor dos rubis são: claridade, tamanho e corte. Rubis de transparência perfeita, sem falhas são muito mais valiosos que os possuidores de inclusões visíveis a olho nu.


AMULETO SAGRADO:
Os rubis sempre foram considerados as mais sagradas de todas as pedras preciosas. Durante muitos milênios, as pedras preciosas da antiguidade têm sido usadas como amuletos. Tais amuletos eram reverenciados, usados, preservados, protegidos e passavam de pais para filhos, durante incontáveis gerações. Os antigos birmaneses acreditavam que o rubi tinha o poder de tornar seus guerreiros invulneráveis durante as batalhas. Para isso, era necessário que a pedra ficasse em contato com a carne portanto, eles o inseriam sob a peleum dos primeiros exemplos de piercing conhecidos.



sexta-feira, 22 de julho de 2011

Diamante

Nome do diamante

O nome diamante vem do latim adamas e do grego adámas, que significa invencível, imbatível, indomável, e foi dada em referência a grande dureza do mineral.

• Química: C, Carbono elementar.
• Classe: Elemento Nativo
• Sub Classe: Não metálico.
• Grupo: Carbono.
• Usos: Como gema em joalheria e uso industrial como abrasivo.



As gemas são chamadas de as flores do reino mineral.


Tão coloridas como o arco-íris e brilhantes como cristais finos, as gemas têm captado há séculos a imaginação e o desejo dos homens e especialmente das mulheres. A posse de gemas tem sido objeto de lendas, conto de fadas, épicos e importantes filmes ao longo da história. Atualmente, muito mais gemas finas, têm sido disponibilizadas pra as pessoas comuns, do que em qualquer outro tempo da história.



O que faz uma pedra ser considerada uma gema?

Geralmente falando, uma gema é uma pedra, melhor dizendo um mineral que é bonito, raro e durável (resistente a abrasão, ao faturamento, a reação química etc.). Alguns minerais podem ser bastante bonitos, porém são bastante moles e são riscados facilmente, a exemplo da fluorita que é extremamente colorida e bonita, porém tem dureza 4 na escala de Moh, e tem 4 perfeitas direções de clivagem, o que torna esta gema uma raridade estranha quando lapidada. Outros minerais são tão comuns que são dados o status de 9 semipreciosos (exemplo as ágatas). A maioria das gemas tem boa dureza, ou seja, maior do que 5 na escala de Moh e um alto índice de refração (quanto mais alto o índice de refração maior o brilho). Todas as gemas têm seu grau de imperfeição, mesmo o mais perfeito dos diamantes, tem quatro direções de clivagem. A maioria das gemas são silicatos, que podem ser bastante estáveis. Umas poucas gemas são óxidos e apenas uma única gema, o diamante, é composta de um simples elemento o carbono. Existem também algumas gemas que não são verdadeiramente minerais e são chamadas de mineralóides, como a opala, o âmbar e a moldavita.















Características Físicas:

Cor: é variável - incolor, branco, rosa, amarelo, marrom, cinza, azul, vermelho, verde, etc. E ocorre em vários tons do pálido ao escuro.
Brilho: adamantino a ceroso.
Transparência: são transparentes a translúcidos nos cristais brutos.
Sistema Cristalino: isométrico.
Dureza: 10 na escala de Moh.
Densidade: 3,5
Clivagem: perfeita em quatro direções formando octaedros.
Fratura: conchoidal.
Traço: branco.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pérolas

As pérolas perfeitas são muito raras e por estarem ocultas no interior das conchas, tornaram-se o símbolo do conhecimento velado e da sabedoria.São mencionadas, ao longo de milênios, na mística, na religião, na arte, folclore e literatura dos mais diferentes povos.
No Oriente é considerada afrodisíaca, fecundante, um talismã. E já na Grécia antiga era sinônimo de amor e casamento.
Hoje em dia a pérola não é somente usada sozinha, mas em peças de ouro, como nas fotos abaixo.


Composição: carbonato de cálcio, matéria orgânica e água
Transparência: Translúcido a opaco
Cores: creme, dourada, verde, azul, negra
Origem: Índia e Sri Lanka, Austrália

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ouro vermelho.

Dá liga dos metais ouro e cobre, o ouro vermelho é uma inovação no mercado de joias e a maioria das pessoas não conhecem, pois peças deste material são bastante atuais.
É bastante comum vermos anéis feitos com ouro vermelho.

Veja este lindo anel da nova coleção Luna Joia:

Anel com 3 tipos de ouro: amarelo, branco e vermelho.



Os anéis em ouro vermelho possuem um tom salmão que deixa a peça bastante delicada e feminina ficando bem diferente dos outros tipos de joias.

Venha à Luna Joia e se surpreenda com nossas peças!