É essencial ter certos cuidados para manter a beleza e a qualidade das joias. Com as recomendações a seguir é possível fazer a joia durar muito mais tempo com brilho e beleza como se tivesse acabado de sair da loja.
Uma engano comum é ferver as jóias em água com detergentes. Não o faça. O calor pode alterar a cor e o brilho das pedras ou dilatar os metais. O ideal é lavar as peças que contenham pedras preciosas em água levemente morna e detergente neutro, usando uma escovinha macia para esfrega-las. Depois, enxaguar em água levemente morna e mergulhar em álcool. Aí, é só deixar secar sobre lenços de papel.
Pedras preciosas, exceto as esmeraldas, geralmente devem ser limpas em mistura de amônia e água fria, em partes iguais. Deve-se deixar de molho por meia hora, retirar e usar uma escovinha macia para esfrega-las, passar rapidamente na água com amônia e deixar escorrer sobre lenço de papel, sem enxaguar.
Cuidados com pedras específicas:
Rubis e Safiras: Use uma solução a base de 2 xícaras de água morna, 1 colher de chá de amoníaco e 1 colher de detergente.Deixe de molho por 15 minutos nessa mistura e limpe com uma escova macia.Enxágüe com água morna e mergulhe em álcool. Posteriormente seque com papel absorvente.
Turmalinas, Águas-marinha, Topázios e Ametista: Deixe de molho em uma solução de água e amoníaco em parte iguais por 15 minutos.Escove e enxágüe em água corrente. Deixe embebido em álcool por 1 minuto e seque com papel absorvente.
Opalas, Lápis-lazúlis, Turquesa e Ágatas: Evite molhar ou deixar em contato com óleo e antes de guardá-las, limpe com uma flanela. Turquesa, opala e ágatas são porosas e não devem ter contato com água e óleo. Devem ser limpas com flanela ou camurça. Só a turquesa, se estiver muito suja, poderá ser limpa com um pouco de álcool.
Esmeraldas: Não tente limpá-las. Deixe esse trabalho para o joalheiro, pois as esmeraldas são pedras muito delicadas. São limpas com sabão neutro e água destilada. Lavar delicadamente, enxaguar e secar sem esfregar, para evitar que o atrito gere calor e prejudique o tratamento dado durante a lapidação da pedra.
Os corais de um modo geral são sensíveis às temperaturas mais elevadas e aos componentes que existem nos cosméticos e laquês. Com o tempo e uso, a cor poderá empalidecer. Se o seu coral está sem brilho, passe um pedaço de algodão com terebintina para limpá-los e dar nova vida. Peças em coral readquirem o brilho quando esfregadas com um algodão embebido gasolina de baixa octanagem (comum).
Nenhum comentário:
Postar um comentário